O que fazer em Porto, Portugal?

o que fazer em Porto

Não há nada melhor do que viajar, não é mesmo? E Portugal é um destino que chama muito a atenção por sua excelente arquitetura e gastronomia. Dentre as cidades, o Porto se destaca por sua tranquilidade. Mas o que fazer em Porto?

Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Porto, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que fazer em Porto?

A Ribeira

A área da Ribeira é a área mais instagramável do Porto. Não há dúvida de que estamos diante do lugar mais fotogênico da cidade e as razões são óbvias. Além de tirar milhares de fotos em suas casas coloridas, passeie por este bairro animado.

Para vê-lo de outra perspectiva, recomendamos que você atravesse a Ponte Dom Luis I para a outra margem do Douro, a área de Vila Nova de Gaia. Curiosamente, esta área é outra cidade, mas faz parte do distrito do Porto.

A Ponte Dom Luis I

Presidindo o bairro da Ribeira e o rio Douro, encontramos a Ponte Dom Luis I, o ícone da cidade do Porto. Foi construído pelo arquiteto alemão Théophile Seyrig, que era parceiro de Eiffel, o arquiteto que construiu a torre mais famosa de Paris.

A ponte Dom Luis I se destaca por seus mais de 60 metros de altura e seu grande arco de aço. Foi construída no final do século XIX para atender às necessidades comerciais que estavam ocorrendo na cidade.

Tem dois degraus e ambos podem ser cruzados a pé. Embora seja a ponte mais famosa do Porto, não é a única. Há também outras pontes para atravessar o Douro, como a Ponte Infante Dom Henrique ou a Ponte Dona Maria Pía.

Igreja e Torre dos Clérigos

Outro lugar essencial para visitar no Porto é a Igreja e a Torre dos Clérigos. Se você gosta de apreciar as vistas que ficam na memória para sempre, garantimos que vale a pena subir as 240 escadas que o levam a um dos melhores mirantes do Porto.

Tanto a igreja quanto a torre são de estilo barroco. A torre tem 75 metros de comprimento e é tão importante que em 2013 foi o símbolo que apareceu na moeda de dois euros. Foi cunhado por ocasião do 250o aniversário da torre.

Livraria Lello

Muito perto da Torre dos Clérigos fica a livraria mais famosa do Porto: Lello. Aqui está o que os especialistas apelidaram de a livraria mais bonita do mundo.

A livraria tem mais de 100 anos e a fama a levou a se tornar muito mais do que apenas uma loja. Neste momento, ocupa um merecido lugar de honra como um dos melhores lugares para ver no Porto.

Há rumores de que esta livraria inspirou J. K. Rowling, a escritora da saga Harry Potter. Especificamente, a descrição das escadas de Hogwarts se assemelha às escadas desta livraria.

É óbvio que a livraria é muito legal, mas também temos que reconhecer que está completamente lotada de turistas.

Algumas filas assustadoras se formam todos os dias na porta o tempo todo e custa 5 euros para entrar! Taxa que, a propósito, começou em 0,50 euros e sobe ano após ano. Contudo, se você comprar um livro, eles vão descontá-lo.

Rota do azulejo azul nas igrejas do Porto

Uma das coisas que mais nos chamou a atenção sobre o Porto são os edifícios decorados com azulejos azuis. As igrejas mais importantes do centro da cidade são adornadas com este azulejo tão típico de Portugal.

Recomendamos que você vá ver a Capela das Almas, a Igreja de São Ildefonso, a Igreja do Carmo ou a Igreja de Santo Antônio. Todas essas igrejas estão no centro do Porto.

A Catedral do Porto, a Sé, do lado de fora não tem azulejos azuis, mas você os encontrará em seu claustro.

A catedral é um dos melhores lugares que você não pode perder durante sua visita ao Porto. A igreja é do século XII, mas foi reconstruída várias vezes. Daí sua mistura de estilos românico, gótico e barroco. A entrada na igreja é gratuita, exceto na área do claustro.

Estação de São Bento

Continuando a busca pelo azulejo azul do Porto, a Estação Ferroviária de São Bento merece menção especial. Por favor, prometa-nos que, mesmo que você não pegue nenhum trem, irá até esta estação.

Não tenho dúvida de que é uma das estações mais bonitas do mundo.

Centro histórico do Porto

O centro da cidade é perfeito para caminhar. Além disso, se você for em busca do azulejo azul e das igrejas, passará por parte do centro sem perceber.

Perto do Muro Fernandina (a muralha medieval) fica o Palácio da Bolsa de Valores do Porto, outro edifício também muito emblemático com uma fachada imponente.

Se você gosta de mercados e lugares autênticos, não pode perder o Mercado do Bolhão, o tradicional mercado do Porto. E se o que você gosta é de fazer compras, a Rua Santa Catarina é o centro comercial da cidade.

Outra das ruas mais bonitas do Porto é a Avenida dos Aliados, onde fica a Prefeitura do Porto e o Monumento de Pedro IV de Portugal. Acho que neste momento do post você entenderá por que o centro do Porto foi declarado Patrimônio Mundial.

Além de visitar monumentos e igrejas, o Porto é uma cidade para se perder em suas ruas e tirar um pouco proveito de itinerários fixos.

Você descobrirá por si mesmo que é uma cidade muito tradicional, cheia de cantos autênticos. Basta olhar para as casas com roupas estendidas nas varandas.

Vinícolas no Porto

Quem vai ao Porto e não bebe vinho, não visitou corretamente a cidade? Na área de Vila Nova de Gaia, você encontrará as melhores vinícolas para provar um bom vinho do Porto.

As vinícolas mais famosas são Bodega Cálem, Bodega Ferreira e Bodega Ramos Pinto. Durante a visita a uma vinícola, eles informam sobre todo o processo de fabricação e incluem degustação de vinhos.

Jardins do Palácio de Cristal

Mas se você precisar de relaxamento, venha para os jardins do Palácio de Cristal. Não há vestígios do antigo Palácio de Cristal, mas você pode ver o Pavilhão Rosa Mota, embora a verdade seja que é melhor caminhar tranquilamente pelos jardins.

Casa da Música

Um lugar interessante para ver no Porto é a Casa da Música, um dos edifícios mais destacados do centro por causa de seu estilo moderno. O que é isso? É uma sala de concertos, com dois auditórios. Certamente vale a pena uma visita!

o que fazer em Porto

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer em Porto é hora de marcar sua viagem. A Union Travel está a sua disposição para montar um roteiro especial para você!

Contudo, lembre-se que estamos vivendo um momento de pandemia global. Por isso, é fundamental prestar atenção aos documentos e exigências para viajar para Portugal.

A Union Travel também pode lhe ajudar nisso, não hesite em entrar em contato conosco!

Gostou de saber mais sobre o que fazer em Porto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone whatsapp