Saúde emocional: como as viagens podem ajudar?

saúde emocional

Para muitos, viajar é um luxo que requer anos e anos de economia, meses de busca por hotéis com tudo incluído e uma lista interminável de itens para levar. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é os benefícios de viajar na saúde emocional.

Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios de viajar na saúde emocional, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

10 benefícios que viajar tem na sua saúde emocional

1. Melhora suas habilidades sociais

Se você é um daqueles que têm medo de se aproximar de alguém pela primeira vez e sua pele se arrepia toda vez que tem que falar em público, viajar é um exercício muito bom para quebrar esses medos. 

Embora seja essencial atender às precauções que devem ser tomadas com estranhos em cada viagem, arriscar fazer novos amigos, contar experiências e conhecer anedotas de outras pessoas, permite que as habilidades psicossociais sejam estimuladas.

Dessa forma, você consegue perder a timidez, porque você terá que se comunicar com pessoas que não conhece. Em suma, atreva-se a quebrar o gelo e ser mais sociável!

2. Aumenta sua criatividade

Você já se perguntou por que ideias criativas e diferentes não fluem para você? A resposta é simples: você pode estar enclausurado em sua rotina diária. 

A criatividade surge quando dois neurônios que não se conhecem se deparam e geram novos vínculos. Portanto, viajar pode ser uma terapia eficaz para que suas habilidades criativas sejam aprimoradas. Nas viagens, as pessoas estão abertas a conhecer e viver coisas novas.

Sem dúvida, quebrar a vida cotidiana pode ser a melhor solução para que as ideias surjam.

3. Pode melhorar a saúde do seu coração

O estilo de vida sedentário é o quarto fator de risco para mortalidade por doenças cardiovasculares, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Muitas pessoas geralmente são sedentárias ou inativas em sua rotina diária. No entanto, aquelas que viajam com mais frequência para conhecer e realizar diferentes atividades tendem a sofrer menos problemas cardíacos porque durante a viagem geralmente se exercitam mais, sem perceber, do que normalmente fazem, mantendo o sangue em constante movimento. 

Longas caminhadas para visitar museus, ruas, cidades inteiras ou espaços naturais, como reservas e nadar no mar ou piscinas, são atividades que melhoram a frequência cardíaca. 

Então, se você quiser prevenir uma dessas doenças, viajar pode ser a solução para se exercitar de uma maneira mais divertida!

4. Reduz o estresse

Você acha que não aguenta mais sua vida e que precisa ‘dar um tempo a si mesmo’? Viajar ajuda você a reduzir os níveis de estresse. 

Na verdade, um estudo realizado com mulheres na Clínica Marshfiel em Wisconsin, mostrou que aqueles que viajam uma vez a cada dois anos são mais propensos a sofrer de depressão e estresse, que as mulheres que saem de férias pelo menos duas vezes às ano.

Por quê? As grandes tensões da vida fazem com que o corpo libere um hormônio chamado cortisol, que se excessivo, gera estresse e doenças derivadas. 

Para liberá-lo, recomenda-se procure espaços de relaxamento, comida adequada e melhorar condições de humor. Durante a viagem, as pessoas geralmente esquecem, pelo menos por alguns dias, seus problemas e a agitação diária.

Dar a si mesmo a oportunidade de descansar ou se aventurar é o antídoto perfeito para combater as grandes doses de estresse e melhorar a saúde emocional.

5. Ajuda você a pensar melhor

Você está pensando em começar um novo projeto, mas não sabe o quê? Viajar pode ajudá-lo a ter a ideia de que precisa para começar. 

O mercado de hoje exige que empresas e pessoas em geral sejam inovadoras em suas ideias de projetos, mas como introduzir novidades em algo? Refinar sua capacidade de admiração e curiosidade! 

Nas viagens, as pessoas estão atentas a tudo o que há de novo que estão observando, comendo, cheirando e sentindo. É lá que os processos mentais se alinham e permitem que sua capacidade de imaginar coisas novas, originais e diferentes surjam sem muito esforço.

6. Permite que você se adapte mais às mudanças

Uma das habilidades psicossociais mais complicadas de tratar é a adaptação às mudanças. Muitos acham difícil sair dessa ‘zona de conforto’ e assumir a tarefa de conhecer novos horizontes. 

Nas viagens, as pessoas devem se adaptar a múltiplas mudanças que às vezes passam despercebidas e, pelo contrário, são apreciadas. 

Mudanças no clima, comida, roupas, lugar, sotaque, idioma, música e até humor. Portanto, alguém que viaja e gosta de se atrever a conhecer novas culturas ou modos de vida é propenso a ter mais facilidade para assimilar qualquer tipo de mudança em sua vida do que aqueles que não o fazem.

7. Melhora a resolução de problemas

Já aconteceu com você que você tem um problema, mas não tem as ferramentas para resolvê-lo? Em muitas ocasiões, nossas mentes estão bloqueadas sem saber como agir, mas em viagens, as pessoas adotam outra mentalidade e inventam qualquer coisa a fim de resolver um problema.

Isso acontece porque as pessoas inconscientemente internalizam algo chamado “a atitude do viajante”, que é a capacidade de se acoplar às mudanças que estão sendo experimentadas momentaneamente, a fim de cumprir o conjunto de objetivos, que para a maioria é desfrutar. 

Então, se você está procurando ser mais recursivo e resolver problemas, viajar pode ajudá-lo a se desafiar e resolver seus problemas.

8. Abre sua mente

Muitos acham difícil entender as práticas ou ideologias de outros países ou lugares. Sem dúvida, viver na mesma cultura sempre nos faz com que nos tornemos pessoas com as mentes mais fechadas para tudo. 

Viajar pode ajudá-lo a entender todos esses enigmas que às vezes consideramos ‘raros’. Portanto, entrar em uma cultura diferente e tentar deixar preconceitos em casa, fará com que você se torne uma pessoa com uma mente mais aberta.

Um indivíduo disposto a tolerar e entender outras perspectivas de vida.

9. Melhora as habilidades cognitivas

Se você quer melhorar suas habilidades de aprendizado, viajar é uma ótima alternativa! As pessoas que viajam geralmente coletam grandes experiências e expandem seus conhecimentos sobre cultura geral.

Muitos dizem que é melhor viajar do que comprar objetos materiais, graças ao fato de que as experiências durante a viagem podem otimizar seus processos cognitivos e proporcionar-lhes aprendizado que vai além da sala de aula. 

Diz-se até que os viajantes estão mais interessados em aprender outros idiomas e ficar mais ricos no campo cognitivo.

10. Deixa-o mais feliz

Você quer viver mais feliz? Viaje! Durante a viagem, você pode experimentar uma série de emoções diferentes, mas a mais comum é a felicidade. 

Um estudo realizado pela Universidade de Breda, na Holanda, mostrou que de 1500 pessoas, 974 delas mostraram aumentar sua felicidade planejando uma viagem. 

Isso acontece porque, como a decisão é tomada e a saída é planejada, o sistema imunológico está se preparando para liberar endorfinas, que são responsáveis por ter um estado emocional ideal. 

Durante a viagem, as pessoas geralmente fortalecem o sistema imunológico graças às experiências que coletam e aos momentos que mantêm, sozinhas, com a família ou amigos. Portanto, um remédio eficaz para combater a tristeza ou o tédio é tirar as férias que você anseia.

Conclusão

Como você pode ver, viajar pode fazer muito bem para a sua saúde emocional. Por isso, mesmo com um orçamento baixo, você deve começar a viajar mais!

Para lhe ajudar nisso, a Union Travel é sua melhor amiga! Com especialistas da área, podemos lhe ajudar a aproveitar os locais a um custo menor! Entre em contato para saber mais!

Gostou de saber mais sobre os benefícios de viajar na saúde emocional? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone whatsapp