Com a redução das restrições causadas pela COVID-19, é hora de pensar em aproveitar mais a vida e viajar. Mas quais os melhores lugares para conhecer em 2022?
Para ajudar você a entender mais sobre os melhores lugares para conhecer em 2022, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
Quais os melhores lugares para conhecer em 2022?
Ilhabela
De fato, Ilhabela é um dos melhores lugares para conhecer em 2022. Ao longo desse tópico, você entenderá mais sobre como chegar ao local e o que fazer por lá.
Como chegar?
Vamos começar com como chegar a Ilhabela. Por terra, pode ser alcançado de carro ou ônibus de São Paulo e Rio de Janeiro. O ônibus para Ilhabela chega à cidade de São Sebastião, localizada bem em frente a Ilhabela, no continente.
Contudo, mesmo que você vá de carro ou ônibus, tem que atravessar para Ilhabela de jangada, não há ponte.
Os carros podem entrar na jangada e atravessar para a ilha, enquanto aqueles que chegam de ônibus ficam a pé. Dentro da ilha é possível se locomover a pé e de táxi, que é barato. A jangada é gratuita para pedestres e paga para os carros.
Embora as autoridades tenham proposto várias vezes a construção de uma ponte para conectar melhor a ilha à costa, os ilhéus se opõem à ideia.
Eles preferem manter a ilha o mais calma possível. De qualquer forma, a ilha está cheia de turistas no verão (dezembro, janeiro e fevereiro), quebrando totalmente a calma.
Durante as férias de verão, e durante todo o ano nas noites de sexta e domingo à tarde, geralmente há uma terrível fila de carros para acessar a jangada, com esperas de até 2 horas. De qualquer forma, é possível comprar o bilhete de jangada on-line e, assim, poupar a espera.
O que fazer em Ilhabela?
A ilha tem 41 praias no total. A maioria delas é muito pequena, inacessível ou não tem nenhum interesse especial. As melhores praias de Ilhabela são as seguintes:
- Praia do Castelhanos – Localizada no leste de Ilhabela, esta praia é acessível apenas por 4×4. Seu nome tem uma origem muito macabra; um navio espanhol afundou perto da área, e a maré levou os corpos dos marinheiros castelhanos para a praia.
- Praia de Jabaquara – Localizada no norte de Ilhabela, não há estrada pavimentada para a praia. O ônibus mais próximo chega a Armação, a 8 quilômetros de Jabaquara.
- Praia Pedra do Sino – O interessante sobre a praia não é a areia em si, mas as rochas que a cercam. Essas pedras soam como um sino quando atingidas com uma pedra.
- Praia da armação – O ônibus público faz sua última parada aqui. A praia se destaca por ter a igreja na praia. Há também uma enorme árvore da qual os pneus pendem como balanço, um bar com mesas e cadeiras na própria praia, barcos de pesca tradicionais, etc.
Lençóis maranhenses
Os lençóis Maranhenses compõem uma paisagem única no mundo, misturando dunas com lagos.
Portanto, hoje é um Parque Nacional que postula o Patrimônio Mundial, um ambiente protegido por sua beleza e singularidade.
Esta maravilha da natureza cobre 80 quilômetros de litoral e se estende até 25 quilômetros para o interior. Como o lençol freático é muito alto, a poucos centímetros da superfície, a água da chuva se acumula entre as dunas, criando lagos de água doce e cor cristalina.
Ao longo desse tópico, você entenderá mais sobre os lençóis maranhenses e o que fazer por lá.
Como chegar?
A maneira mais fácil de chegar aos Lençóis Maranhenses é voando para o aeroporto de São Luis. De lá, vans e veículos 4×4 fazem o translado até o local.
O traslado deve ser reservado com antecedência.
Outra opção é chegar aos Lençóis Maranhenses de Jericoacoara (Ceara). Esta rota é usada pelos sortudos que estão viajando pelo nordeste do Brasil.
Quando é a melhor época para viajar para os Lençóis?
A melhor época para viajar para os Lençóis Maranhenses vai de junho a setembro. E dentro desse intervalo, o melhor mês para viajar para os Lençóis é julho.
A estação chuvosa no litoral do Maranhão se estende de janeiro a junho aproximadamente. Portanto, julho é a época ideal para viajar para os Lençóis, já que a chuva não dificulta as excursões e os lagos estão transbordando de água.
A partir de setembro, os lagos começam a estar secos, então, como já mencionado, a alta temporada em Lençóis vai de junho a setembro. De qualquer forma, você pode viajar em qualquer época do ano, embora a paisagem e o clima não sejam tão espetaculares.
Gramado
Gramado fica na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, a duas horas de carro de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Esta região é muito diferente do resto do Brasil: é uma área de montanha, é fria e a cultura é mais semelhante à do Uruguai.
Colonizada por alemães e italianos, Gramado parece uma cidade europeia por sua arquitetura de estilo alpino.
Ao longo desse tópico, você saberá mais sobre Gramado e o que fazer por lá.
O que fazer em Gramado?
1- Faça um passeio de barco no Lago Negro
O lago é artificial, então não tenha uma expectativa muito alta. Se estiver ensolarado, a caminhada ao redor do lago é agradável.
O que torna este lago interessante? Bem, além dos divertidos barcos em forma de cisne e do navio pirata em que as pessoas navegam, o curioso é observar as pessoas.
É interessante ver como são os gaúchos, como quase todo mundo usa uma roupa diferente e garrafa térmica para desfrutar de mate, etc. Lembre-se de que nesta área do país, a cultura se parece bastante com a uruguaia.
2- Beba chocolate quente
A verdade é que o chocolate em Gramado é muito bom. É um pouco como o chocolate suíço ou chocolate belga. Gramado é famosa pelo chocolate e o frio torna o chocolate ótimo; tanto nas versões sólida quanto líquida.
Lojas de chocolate em Gramado estão espalhadas por toda a cidade, e algumas das marcas mais famosas são Caracol e Lugano. Alguns oferecem uma degustação gratuita, então não hesite em entrar nas lojas.
3- Beba um vinho
O vinho brasileiro não é de longe o melhor do mundo. Mas o vinho da Serra Gaúcha é o melhor vinho do Brasil.
Embora os brasileiros tendam a consumir vinho importado porque é superior em qualidade ao vinho local, o vinho do Rio Grande do Sul, aquele que sai dos vinhedos da Serra, é o melhor do país. Então temos que provar.
Nesta área produtora de vinho, vários tipos de uvas são colhidas, entre as quais cabernet sauvignon, merlot e pinot noir se destacam. Os preços são acessíveis, então não há com o que se preocupar.
4- Coma um fondue de queijo
Outro paralelo com a Suíça, o fondue de queijo é uma iguaria e é comido em tempos frios. Eles servem com pedaços de pão, batatas cozidas e brócolis. É ideal combinar fondue de queijo com o vinho gaúcho acima mencionado.
Conclusão
Certamente, existem muitos lugares para conhecer em 2022. Contudo, os mencionados acima estão em seu auge. Por isso, vale a pena ir no próximo ano.
Para organizar sua viagem, não se esqueça de contar com a Union Travel. Contamos com os melhores preços e já ajudamos milhares de pessoas a realizarem seus sonhos!
Gostou de saber mais sobre os melhores lugares para conhecer em 2022? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!