Desde o início da pandemia, tivemos de tomar diversos cuidados para garantir a segurança de todos. Desde o uso de máscara e álcool em gel, como também o fechamento de estabelecimentos e fronteiras. Atualmente, após o início da vacinação e diminuição das mortes por Covid-19, são estudadas medidas para que o mundo volte a ser como era antes, como a suspensão das barreiras para viagens internacionais nos EUA.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto vamos mostrar todas as novidades sobre a possível reabertura de viagens internacionais para os EUA. Vamos apresentar quais as alterações de recomendações de viagens para 61 países e o novo manual de aviação da ICAO. Além disso, mostraremos rapidamente qual a situação norte americana em relação ao coronavírus.
Suspensão de barreiras para viagens internacionais
Segundo a Casa Branca, o presidente dos EUA começou a planejar neste mês de junho a suspensão de barreiras para viagens internacionais. Para isso, foram criados “grupos de trabalho” com outros países como o Canadá, países da União Europeia, Reino Unido e México que pensarão em conjunto como ocorrerá a reabertura total das fronteiras do país.
Alvo de críticas positivas da U.S Travel Association, a medida ainda não tem têm data definitiva para acontecer, porém o objetivo é que os países possam traçar juntos caminhos para retomar as viagens internacionais como eram antes. Desse modo, os governos analisarão a forma mais segura para os seus habitantes transitarem com segurança entre as fronteiras.
Alteração de recomendações de viagens para 61 países
Além da divulgação da possibilidade de reabertura da fronteira para viagens internacionais, os EUA anunciaram neste mês de junho a alteração das recomendações de viagens para 61 países. Isso acontece porque o Centro de Controle de Doenças (CDC) atualizou a lista de recomendações de viagens e reduziram o grau de alerta para o Irã e Japão, destinos que sediarão as Olímpiadas ainda este ano.
Além disso, os 61 países que eram classificados com nível 4 diminuíram para o nível 3. Sendo assim, para os cidadãos desses países ainda é recomendada a imunização antes do embarque e, caso isso não aconteça, é sugerido que as viagens não essenciais sejam evitadas.
Entre os países da América do Sul, somente o Peru, o Equador e a Guiana têm nível 3 na categoria de risco. Apesar da vacinação em massa, os EUA têm em sua própria classificação nível 3. Além disso, somente foram classificados em nível moderado (2) ou baixo (1) cinquenta países, dentre os quais estão a Coreia do Sul e a Cingapura.
Apesar das alterações, o Brasil ainda continua no grupo de países que representam grande risco. Além disso, os EUA ainda mantêm a restrição de entrada de pessoas vindas do Brasil, China, Irã, Reino Unido, África do Sul. Essa medida não se aplica a quem tem residência permanente ou a cidadãos americanos.
Novo manual de aviação da ICAO
Além da possível suspensão de barreiras para viagens internacionais, foi divulgado neste mês também um novo manual global de aviação que ainda está em revisão pela Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, esse manual pretende incluir o uso de testes confiáveis para detectar o coronavírus antes da viagem de passageiros, na triagem antes dos voos.
Com esse novo manual elaborado pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) serão apresentadas orientações técnicas, além de uma nova recomendação de teste e rastreamento por meio dos testes. Além disso, os passageiros precisam ser testados com 48 horas de antecedência segundo o manual, mas não necessariamente no aeroporto, como está acontecendo agora.
Com esse novo manual pretende-se diminuir os riscos de contágio do coronavírus além de padronizar detalhes sobre a averiguação de embarque de passageiros. Sendo assim, espera-se que a medida torne as viagens mais seguras no futuro e assim seja possível a reabertura de viagens internacionais para aqueles que desejam viajar.
EUA e coronavírus
Depois de mostrarmos todas as medidas para reabertura de fronteiras e viagem segura até os EUA, mostraremos qual a situação atual do país. Após a compra de vacinas e aplicação em massa em diversas cidades e estados o país registra quedas cada vez mais significativas no número de infectados e mortos pela Covid-19.
Após a vacinação, os EUA agora se preparam para doação de 500 milhões de doses de vacinas para países como a Angola. Sendo assim, para o Brasil e outros países da América do Sul haverá a entrega de 6 milhões de doses, ainda não há mais detalhes da entrega.
Ao longo deste texto mostramos quais as novidades em relação a possível suspensão de barreiras para viagens internacionais nos EUA. Dissemos que o presidente Joe Biden já começou a planejar a reabertura das fronteiras. Embora não haja datas específicas para reabertura total, é possível pensar em um futuro com a possibilidade de fronteiras abertas. Além disso, mostramos quais as novas recomendações para viajantes de 61 países que vão para os EUA e o novo manual da ICAO.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de continuar acompanhando o site da Union Travel para receber mais informações!
Publicado em 06/12/2021