Mala extraviada: quais são as causas, como evitar e o que fazer

Mala extraviada

Nada pior do que planejar uma viagem de forma minuciosa, saber até que horas será o descanso, mas os problemas começam logo no início da jornada. Um dos maiores e mais temidos problemas dos viajantes é a mala extraviada, pois imagina perder todos os seus pertences, como roupas, perfumes e acessórios, tudo o que estiver na mala.

Não tem como discordar que perder a mala pode ser um problema dos grandes, mas não se preocupe, para esse problema existe uma solução. Quer saber como agir se sua mala for perdida? Neste texto mostraremos tudo sobre o assunto. Confira!  

O que é mala extraviada?

A mala é extraviada quando ela não chega nas mãos do dono, seja por furto, perda, engano ou qualquer outro acontecimento. Por exemplo, algum outro viajante pode ter pegado a bagagem errada ou simplesmente ela se perdeu durante o processo.

Quais são as causas da mala extraviada?

Saber que sua mala foi perdida talvez não seja a melhor informação, é necessário saber como ela foi perdida e claro, o jeito mais eficiente de recuperá-la. Em primeiro lugar, faz se importante conhecer a causa para pelo menos traçar supostos caminhos. Veja abaixo:

Conexões

A principal causa de mala extraviada são as conexões. Você sabe o que é conexão?   Quando, na sua viagem de ida ou de volta, você tem que descer no aeroporto e trocar de avião, mas essa troca pode demorar de horas até dias. Mas como isso ajuda a perder minha mala?

Simples, as companhias podem se confundir durante o processo de mudança de malas e deixar alguma, por exemplo. Esse erro é mais fácil de acontecer quando a conexão tem um intervalo muito pequeno, pois as companhias precisam arrumar mais rápido ainda.

Falha da companhia aérea

Essa causa pode ser muito ampla, isso porque ela reflete o momento desde o check-in até a colocação da bagagem. Qualquer erro ou deslize da companhia ou da empresa terceirizada responsável, pode resultar na perda da mala, por exemplo, problema na logística do transporte ou lapsos de funcionários.

De qualquer forma, a companhia escolhida para viajar será sempre responsável pelos seus pertences.

Furto

Parece incomum, mas na verdade o furto, intencional ou não, é muito recorrente. Geralmente outros viajantes pegam a mala errada e só percebem quando abrem ela no hotel, o que causa uma cascata de problemas para ambos os envolvidos e para a empresa responsável.

Perda de identificação da mala

Ao fazer o check-in, sua mala é entregue à companhia responsável, a qual coloca uma etiqueta com nome, viagem e avião que ela tem que ir. Entretanto, algumas malas podem perder essa identificação e assim, não haverá destino para ela. Para resolver, a companhia leva essa mala até um lugar seguro e espera alguma reclamação acontecer.

Como evitar que a mala seja extraviada?

Ter a mala perdida não é legal e muito menos simples, portanto, saber as causas da sua perda é importante, mas prevenir o problema é fundamental para evitar dores de cabeça. Sendo assim, existem algumas ações e outros pontos fundamentais para considerar ao viajar.

Em primeiro lugar faça um planejamento de voo, ou seja, escolha boas companhias e tente não escolher viagens com conexões pequenas com menos de 1 ou 2 horas.

Claro que quando surge aquela promoção maravilhosa não podemos perder, afinal todo mundo quer economizar. Para isso tem outras ações preventivas para tomar. Uma delas é fazer o check-in com antecedência, com pelo menos uma hora de diferença, isso confere tempo suficiente para a mala chegar ao destino sem pressa e com eficiência.

Sempre coloque sua própria identificação, dentro e fora da sua mala, pois se ela for extraviada é importante ter algum tipo de reconhecimento, demorando menos para achá-la. Não se esqueça de colocar cadeados também, isso porque sua mala pode abrir e seus pertences podem ser perdidos de forma permanente. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Preste sempre muita atenção na sua mala, lembre-se das cores, modelo e tamanho para não pegar a bagagem errada. Identifique se há outras etiquetas, principalmente de voos anteriores, pois ela pode voltar para outro avião.

O que fazer quando a mala for extraviada?

Se você tentou impedir de perder sua mala, evitou problemas e prestou bem atenção nos seus pertences e mesmo assim sua mala foi extraviada, o que você pode fazer? Em primeiro lugar mantenha-se calmo, um humor desesperado e agitado atrapalha a procura e pode prejudicar a si mesmo.

Depois de calmo, vá até algum funcionário ou responsável da empresa e informe imediatamente o problema ocorrido. Eles te levarão até o chamado RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), onde seu problema será reportado oficialmente e a busca pela mala começa dentro dos aeroportos.

Você pode ainda reclamar via internet, por e-mail, por exemplo, assim sua reclamação será documentada e pode ser uma prova diante de um processo. Assim como se houver suspeita de roubo, não perca tempo e faça um boletim de ocorrência.

Mas sua mala não pode ficar perdida para sempre, as companhias possuem um prazo: 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais. Esse período abrange o tempo de busca até o despacho no endereço dado pelo viajante.

Vale ressaltar que se sua mala chegar em um estado ruim, como falta de objetos ou destruição é necessário fazer um relato na própria companhia e exigir os objetos perdidos. Não se esqueça de comprovar tirando fotos, por exemplo. Sua bagagem pertence somente a você e precisa chegar em bom estado.

Nesse texto falamos que a mala extraviada é quando ela se perde por qualquer que seja o motivo, desde enganos até furtos. Mas existem algumas precauções para evitar esse problema, como fazer sua própria identificação na mala. Depois de ler, esse problema nem parece tão assustador, não é mesmo?

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog e saiba como fazer uma viagem tranquila e calma, não perca a oportunidade de tirar as melhores férias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone whatsapp