Você sabia que há itens que não pode levar na mala de mão e despachada? Enquanto outros podem ser levados apenas na bagagem despachada? É isso mesmo, existem regras nesses casos que precisam ser cumpridas para uma viagem tranquila.
Para ajudar você a entender mais as regras de mala de mão e despachada, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
Bagagem de mão: esteja vigilante!
Em relação ao peso, saiba que cada empresa tem suas próprias regras. Por isso, sempre verifique a altura e o peso máximos permitidos ao viajar.
No entanto, o que você pode ou não colocar em sua bagagem de mão não depende da empresa, mas das diretrizes da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Em suma, na bagagem de mão você não pode levar:
- Frascos líquidos de mais de 100 ml. No entanto, você pode levar várias garrafas de 100 ml ou menos, em um frasco plástico transparente e hermético. O todo não deve exceder 1 L. Você encontrará pequenos kits prontos para uso em diversas lojas.
- Armas e objetos pontiagudos, como lâminas de barbear, tesouras e até cortadores de unhas.
Nosso conselho: leve em sua bagagem de mão tudo o que você absolutamente não poderia ficar sem em caso de perda de sua bagagem de porão: dinheiro, medicação controlada, cartões de crédito…
A maioria das empresas permite que você carregue duas bagagens de mão: a que você coloca acima da cabeça no compartimento e a que cabe na frente dos pés, debaixo do assento à sua frente.
Aconselhamos que você coloque nesta segunda bagagem tudo o que deve ser de fácil acesso: papel, dispositivos eletrônicos e medicamentos, para pegar em caso de necessidade durante o voo.
Atenção! Contudo, esta segunda bagagem autorizada é menor que a mala de mão. Geralmente corresponde ao tamanho de uma mochila.
Mala despachada: tenha cuidado com o peso
Assim como a bagagem de mão, cada empresa estabelece suas próprias regras de peso e tamanho! Por outro lado, você pode levar mais coisas em suas malas no porão, como líquidos acima de 100 ml. Contudo, permanece proibido:
- Cartuchos de impressora
- Baterias de lítio e baterias de eletrólitos
- Produtos químicos
- Armas de fogo
Contudo, existem alguns produtos que geram muitas dúvidas. É isso que abordaremos no próximo tópico.

Regras especiais para mala de mão e despachada
Comida e remédio, sim, mas… não?
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) permite que você leve alimentos e remédios em sua bagagem, mas sempre verifique as leis em vigor nos países para onde você vai. Por exemplo, alguns países não permitem a entrada de produtos alimentícios em seu território.
Da mesma forma, existem medicamentos proibidos em alguns países. Não hesite, se necessário, em pedir ao seu médico um certificado para provar que você precisa desses medicamentos.
Dispositivos eletrônicos portáteis
Algumas companhias aéreas podem permitir que você use dispositivos eletrônicos portáteis aprovados, como tablet, notebook ou câmera de vídeo a qualquer momento a bordo da aeronave. Inclusive no momento da decolagem e pouso, desde que sejam colocados no modo “avião”.
Embora sejam considerados dispositivos eletrônicos, os telefones celulares não podem ser usados para fazer chamadas ou para enviar ou receber sinais sem fio. A partir do momento em que a aeronave começa a se mover em preparação para a decolagem.
Artigos de higiene pessoal
Você pode levar produtos de higiene pessoal na sua bagagem de mão, desde que eles cumpram as restrições de líquidos, aerossóis e géis.
Na sua bagagem despachada, a quantidade líquida de cada produto de higiene pessoal não deve exceder 0,5 litros ou 0,5 kg. Aerossóis para uso doméstico ou esportivo só são permitidos na bagagem despachada.
Bebidas alcoólicas
Novamente aqui, cada país possui suas próprias regras em relação a quantidade de bebidas alcoólicas que podem ser trazidas sem precisar declarar imposto. Por isso, é fundamental ler as regras do país antes de viajar. Ninguém quer deixar para traz algum item especial, não é mesmo?
Gelo seco
Você pode, se autorizado pela companhia aérea, colocar em sua bagagem despachada até 2,5 kg de gelo seco para a embalagem de mercadorias perecíveis que não são mercadorias ou materiais perigosos.
O gelo seco deve ser colocado em um recipiente que permita a fuga de dióxido de carbono. Bem como marcado como “GELO SECO” ou “dióxido de carbono sólido”.
O peso líquido do gelo seco ou uma indicação de que esse peso não excede 2,5 kg também deve aparecer na embalagem. Para quaisquer condições adicionais, verifique com sua companhia aérea.

Conclusão
Como você pode ver, existem várias regras que precisam ser cumpridas quando se trata de viajar com bagagem. Nós recomendamos que você, sempre antes de viajar, confira as regras novamente para não haver erro.
Além disso, se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco. Nós, da Union Travel estamos ansiosos para lhe ajudar!
Gostou de saber mais sobre as regras em relação a mala de mão e despachada? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!